quinta-feira, 21 de abril de 2011

Parceiros do Programa Reforço Escolar


Instituto Ayrton Senna

Os programas do Instituto Ayrton Senna são soluções educacionais que ajudam a combater os principais problemas da educação pública do País. E contemplam três grandes áreas: educação formal, educação complementar e educação e tecnologia.

Implementados em grande escala com estratégias e metas pré-definidas, os programas recebem acompanhamento e avaliações sistemáticas para alcançar um único objetivo: o sucesso do aluno na escola.
Todos os programas oferecem subsídios para que a criança e o jovem possam desenvolver seus potenciais. Por isso, trabalham as competências pessoais, cognitivas, relacionais e produtivas.

Os gestores educacionais e os professores recebem capacitação e uma equipe acompanha o passo a passo dos programas para que qualquer problema possa ser resolvido durante o processo, sem comprometer o aprendizado do aluno. As famílias são mobilizadas a participar da formação de seus filhos.


Educação Formal

Os programas da área concebem a gestão como a articulação entre recursos e conhecimentos, e se valem de processos e ferramentas gerenciais tanto para superar problemas já existentes, quanto para evitar que estes se instalem nas redes de ensino.

Os programas de alfabetização e correção de fluxo — Se Liga e Acelera Brasil, para a primeira fase do Ensino Fundamental, e Fórmula da Vitória, para a segunda fase — tratam de problemas já existentes, frutos da má qualidade dos processos educacionais: o analfabetismo, a defasagem e o abandono. Caracterizam-se, então, como programas de caráter emergencial.

Os programas Gestão Nota 10 e Circuito Campeão introduzem nas redes de ensino uma cultura de gestão focada em resultados. São denominados como preventivos justamente por atuarem para evitar que aqueles problemas aconteçam.

Antes da implantação de quaisquer desses programas, há uma análise de cenário, seguida pela adoção de estratégias bem estruturadas e estruturantes, com indicadores passiveis de mensuração, acompanhados de metas pré-definidas. A implantação nas escolas se dá por meio de parcerias com as secretarias de educação municipais e/ou estaduais e com a iniciativa privada (empresas socialmente responsáveis que investem na educação).
Além desse acompanhamento, os programas passam por avaliações internas e externas.

Os programas Se Liga, Acelera Brasil e Circuito Campeão foram pré-qualificados pelo Ministério da Educação como ferramentas de apoio aos sistemas públicos de ensino para a promoção da qualidade da educação.


Se Liga

O que é

O programa, criado em 1999, é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.


Objetivos
Em um ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular.

Como funciona 

Os alunos que repetem um ou mais anos são avaliados para checar seu nível de leitura e escrita. Caso não alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia do Programa que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado.


Onde acontece

O Se Liga é política pública nas redes de ensino da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Está presente em 890 municípios de 25 Estados e DF.  


Acelera Brasil

O que é

Criado em 1997, o Acelera Brasil é um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.


Objetivos
Contribuir para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. Alunos do Acelera Brasil chegam a  realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.

Como funciona

Os alunos alfabetizados, mas que repetiram de ano, são agrupados em salas de até 25 crianças e acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado para aplicar a metodologia do Programa. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.


Onde acontece

O Acelera Brasil é adotado como política pública nas redes de ensino da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal. Está presente em 955 municípios de 25 Estados e DF.



Fórmula da Vitória


O que é
O programa trabalha com alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano), defasados em alfabetização ou que apresentam dificuldade parcial ou total das habilidades de leitura e escrita.

Objetivos
Os alunos se apropriam dos conhecimentos e passam a ler e a produzir textos em diferentes situações, com clareza e coesão.

Como funciona
O Fórmula da Vitória conta com material específico de Língua Portuguesa organizado a partir de gêneros textuais, que despertam a curiosidade, o interesse e o desejo de ler e escrever nos adolescentes e facilitam a aprendizagem da leitura e escrita por se tornarem objetos reais de comunicação. A proposta favorece a comunicação entre os alunos e o fácil envolvimento da família e da comunidade.

Onde acontece
O Fórmula da Vitória é política pública na rede de ensino dos municípios do Rio de Janeiro/RJ e de São Roque/SP.




http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna

Nenhum comentário:

Postar um comentário