segunda-feira, 28 de março de 2011

Projetos

Navegando na Web achei o Blog do Kaique  que explica de forma muito clara o que é um Projeto.  Leia o texto abaixo. 



"O projeto mais antigo do mundo: Entenda o conceito de Projeto"


Transcrevo abaixo uma das primeiras memórias sobre o conceito de Projeto, que ocorreu durante a primeira aula de um curso sobre Gerenciamento de Projetos. Após o professor ter apresentado todos os conceitos iniciais, um dos alunos fez o seguinte questionamento:


“- Professor, qual o projeto mais antigo da história?”
A resposta do professor, precedida de um questionamento, surpreendeu a todos:
“- Você acredita que Deus construiu o mundo em 7 dias?”
“- Acredito.” – foi a resposta do aluno.
“- Então, considere a Criação do Mundo como o projeto mais antigo da história.”
Enquanto alguns entenderam o diálogo como uma brincadeira entre aluno e professor, eu procurei identificar as características de projeto no projeto mais antigo do mundo. E isto é o que faremos agora.[...] um projeto é:
“Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.


Voltando o foco para a nossa análise, vamos primeiramente quebrar esta definição em duas partes, compará-las com o exemplo dado pelo professor e identificar duas características principais de um projeto.



1. “O projeto é um esforço temporário”

Segundo a tradição bíblica, Deus criou o mundo em 7 dias, portanto, foi um esforço temporário, [...]. Ponto para o professor!
Apenas uma consideração, o adjetivo temporário não significa essencialmente que um projeto é um empreendimento curto; mas sim que projetos devem possuir – embora em alguns casos não pareça – uma limitação no tempo, ou seja, início e fim bem definidos.

Outra característica de projetos que pode ser extraída desta primeira “metade” da definição dada [...], está relacionada à palavra esforço, pois esforços são realizados essencialmente por pessoas e em alguns casos, por equipamentos.
As pessoas ou “coisas” que esforçam-se pelo projeto são tradicionalmente chamadas de recursos do projeto.



2. “O projeto é empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.”

Também segundo a tradição bíblica e usando um pouco de bom senso, sabemos que Deus não criou dois “Mundos” semelhantes; portanto o resultado final do trabalho foi extremamente único. Mais um ponto para o professor!
Esta é uma das maiores dificuldades para o profissional de Gerência de Projetos, pois como o produto final é único, o grau de incerteza dentro do projeto é extremamente elevado, e com isso, as chances de erro aumentam muito.

Além destas duas características, [...] apresenta mais uma característica principal de projetos, denominada Elaboração Progressiva, que integra as duas características anteriores, ao garantir que os projetos são construídos incrementalmente ao longo do tempo, ou seja, as entregas de uma fase anterior são necessárias para alguma fase seguinte.

Voltando aos relatos bíblicos, Deus teve o seu plano para construir o mundo, e seguiu uma ordem lógica para isto, construindo céu e terra no primeiro dia, as águas no segundo, e assim até chegar ao sétimo dia e o merecido descanso… Afinal, ele não poderia criar nenhum animal, sem que o ambiente estivesse pronto para recebê-lo. É o terceiro ponto do professor!

Independente de crenças ou religiões, este é um ótimo exemplo para explicar o que é projeto de uma maneira extremamente didática, pois tem um perfeito encaixe teórico e é um “case” já conhecido por todos. http://www.kaiquealves.com.br/2010/11/23/o-projeto-mais-antigo-do-mundo-entenda-o-conceito-de-projeto"

 Você acredita que a explicação apresentada facilita a elaboração de um Projeto Educacional ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário