quinta-feira, 21 de abril de 2011

Parceiros do Programa Reforço Escolar


Parceiros do Programa Reforço Escolar


Projetos de Reforço Escolar 2011

O Programa Reforço Escolar é composto de vários projetos que têm como objetivo proporcionar um salto de qualidade na educação carioca: todo aluno aprendendo cada vez mais e melhor e na idade adequada ao ano em que estuda.

Para alcançar esse objetivo é necessário, dentre outras ações, o atendimento aos alunos  defasados idade/ano escolar, bem como aos analfabetos funcionais. O Programa Reforço Escolar se organiza com projetos e ações voltados para:

• Realfabetização de alunos analfabetos funcionais.
• Aceleração de aprendizagem para alunos com grande defasagem idade/ano escolar.
• Qualificação da aprendizagem do 1º ao 9º ano escolar, para reforço da prática pedagógica.




Programas

Fórmula da Vitória: realfabetização de alunos do 6° ano, com defasagem idade/ano escolar, com nível básico de alfabetização.

Autonomia Carioca - Complementar de Matemática: reforço escolar em Matemática, no contraturno, para alunos do 9° ano com baixo desempenho.

Acelera Brasil: aceleração de aprendizagem para alunos do 3° e 4° anos com defasagem idade/ano escolar.

Autonomia Carioca - Aceleração do 7º e 8º anos: aceleração de aprendizagem para alunos do 7º e 8º anos com defasagem idade/ano escolar.

Se Liga: realfabetização de alunos do 3°, 4° e 5° anos com defasagem idade/ano escolar.

Autonomia Carioca - Aceleração do 6º ano:  aceleração de aprendizagem para alunos do 6° ano com defasagem idade/ano escolar.

Ponto de Partida: realfabetização de alunos do 6° ano com defasagem idade/ano escolar ou analfabetos funcionais.

Tecendo o Saber: aceleração de aprendizagem para alunos do 5° ano com defasagem idade/ano escolar.

Fonte:SME

domingo, 17 de abril de 2011

TESARAC

Tesarac significa que ocorreu um vácuo. Um evento tão brutal e aterrador que transforma a vida. A única coisa que se sabe, nessa hora, é que tudo será muito diferente.
Tesarac, o neologismo, foi criado pelo poeta americano Shel Silverstein. Era um bom sujeito de talentos múltiplos poeta, cartunista, músico, autor teatral, escritor de livros infantis.  Silverstein teve uma filha, Shoshanna. A mãe de Shoshanna, Shanna morreu quando a menina tinha cinco anos. E ela se foi com 11, vítima de um aneurisma cerebral, em 1982.  Naquele momento, para o poeta nunca mais a vida seria como antes.

Nós nunca mais seremos os mesmos...